É importante a constante busca pela qualificação profissional?

É importante a constante busca pela qualificação profissional?

O mercado de trabalho fica mais exigente dia após dia, com isso a procura por profissionais qualificados está aumentando. E não basta ter apenas o básico é necessário apresentar “algo mais”, e você tem esse algo a mais? Pesquisa mostra que é necessário ter mais experiência, mais cursos, mais conhecimentos, maior visão de mundo, mesmo fora da área de atuação, na realidade os profissionais que conseguem emprego hoje em dia, tem algo a mais, de tudo.

Quando o profissional não amplia sua visão de mundo, fazendo cursos, participando de palestras e eventos, essa mesma pesquisa mostrou que demoram mais tempo para realizar tarefas, o que consequentemente causa prejuízo, pois tempo é dinheiro. Esse é um dos maiores fatores que empresários estão optando em contratar pessoas com maior qualificação, e isso não quer dizer apenas com um Diploma de Faculdade, e sim, com maior qualificação técnica, qualificação especializada que é fornecida por cursos profissionalizantes como os da UNIAL.

O que acontece com a grande maioria que está no mercado de trabalho e acaba perdendo o emprego é sustentar a ilusão de que se formou e pronto, seu futuro está garantido. Muito se engana quem pensa assim. É fundamental se qualificar e manter-se atualizado(a). Vale lembrar que não basta ter formação acadêmica, técnica, é necessário saber se comunicar bem, se vestir corretamente, fazer seu marketing pessoal, ter boa redação e ser criativo(a). Quer conseguir aquele emprego dos sonhos com plano de carreira, com condições de crescer na empresa, promoções e etc. Então você tem que ter em mente que não basta ser mais um profissional qualificado, você tem que um SUPER PROFISSIONAL. Aquela pessoa que é extremamente competente em sua função e ótimo em resolver problemas que muitas vezes não são de sua área. O mercado procura aquela pessoa que faz algo a mais que não exercita apenas os músculos, mas também o cérebro.

Mas afinal o que é qualificação profissional? E por qual motivo devemos nos qualificar constantemente?

Qualificação profissional é a formação através de cursos, faculdades, palestras e outras formas de ensino profissional, com o objetivo de aprender algo ou aperfeiçoar suas habilidades para conseguir executar funções específicas solicitadas pelo mercado de trabalho, que como falamos acima, está cada vez mais exigente.

Normalmente a qualificação profissional é realizada através do ensino regular, desde o nível básico até o superior. Porém, existe outras modalidades, como cursos livres, presenciais ou online e sua carga horária varia de acordo com a necessidade de aprendizagem e a exigência da área de atuação.

A pessoa qualificada e constantemente atualizada em seu segmento de atuação faz toda a diferença para o crescimento de uma empresa. Imagine você que se formou há 10 anos atrás e trabalho sem se reciclar até o presente momento, ficou durante esse período na mesma empresa, até mesmo no mesmo cargo. E agora se vê desempregado(a), o tempo passou e novos conhecimentos, técnicas e sistemas foram desenvolvidos para auxiliar e melhor o rendimento em todas as áreas, e caso não tenha se reciclado, você ficou para atrás. Portanto nunca fique parado(a), esteja sempre buscando novos conhecimentos.

Todo e qualquer conhecimento, desde que adquirido de forma consistente é positivo, além é claro que contar pontos em seu currículo. O mercado de trabalho valoriza o profissional “flexível” que está sempre em busca de novos conhecimentos, isso mostra que essa pessoa tem uma busca constante pelo crescimento pessoal e profissional. É esse tipo de pessoa que consegue mais facilmente emprego, aqueles que não se reciclam normalmente encontram dificuldades para arrumar emprego e quando estão empregados, muito provavelmente acabam saindo do mercado por estarem desatualizados e sem perspectiva.

É importante ter em mente que NÃO ADIANTA NADA ter certificados se não absorveu nada quando fez o curso. Veja, o certificado é a comprovação que você adquiriu um conhecimento, uma habilidade, ou seja, não basta fazer cursos por fazer e ter certificados não fará com que você obtenha crescimento profissional. O que importa na verdade é o seu real conhecimento. Além de fazer cursos em sua área de atuação, você deve ampliar sua visão de mundo, participando de palestras sobre assuntos diversos, além de fazer cursos fora de sua área que irão lhe agregar valor em seu dia a dia de trabalho. Não busque apenas por diplomas e certificados, mas sim por conhecimento, experiência e novidades para sua carreira.

Acredito que agora já saiba a importância da qualificação e atualização profissional, e tenho certeza que deseja ser um(a) profissional de destaque, porque não começar agora mesmo? Não fique parado, aja agora, o seu futuro depende única e somente de você, inscreva-se em um curso online da UNIAL e adquira conhecimento em sua área de atuação, ou amplie sua visão de mundo. Não sabe ainda o que deseja estudar, participe de nossas palestras gratuitas, elas poderão ajudar.

Foto de perfil de Marcelo Scarpitta

Consultor | Palestrante | Escritor | Empresário Especialista em marketing digital, consultoria empresarial e empreendedorismo, autor de vários livros e treinamentos em cd, dvd e cursos à distância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *